Em Floripa você consegue praticar de surf ou kite, pedalar, jogar beach tênis, encontrar otimas pistas de skate, mas se você não tiver equipamento nenhum, apenas um tênis na mochila o que não falta na Ilha da Magia são trilhas incríveis e cheias de  aventura para você explorar. 

Escolha seu nível e a que mais harmoniza com seu estilo de vida e depois conta pra gente aqui nos comentários como foi sua experiência. Vamos adorar saber e indicar mais lugares incríveis. 

 

1 – Piscinas naturais da Barra da Lagoa. 
Nível: fácil – suave – sem mata fechada . 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode chegar até a Barra da Lagoa de carro ou bike, então estaciona perto da ponte que atravessa o canal da Barra. Atravessando essa ponte você segue no caminho informado até as piscinas naturais. Antes de chegar você passa pela prainha. Finais de semana as piscinas ficam bem cheias, melhor nos dias de semana pela manhã. Consegue fazer com criança, mas importante levar coletes salva vidas.  

 

2 – Trilha Lagoinha do Leste/Morro da Coroa – Pantano do Sul 
Nível: difícil – forte – mata fechada – barro – subidas altas 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo: pântano do Sul ate a praia da lagoinha 45 min a 1 hr de subidas e descidas– praia da lagoinha até morro da Coroa 30 a 40 min de subida íngreme. 

O objetivo dessa trilha é uma das mais admiráveis vistas da ilha. Localizada no extremo sul da Ilha a entrada fica no Pântano do sul. Você deixa o carro nos estacionamentos e inicia por uma trilha em meio a natureza, alguns mirantes fazem dessa trilha uma das mais marcantes. Você pode descer na praia e ir direção norte até a lagoinha que as vezes conecta com o mar, ou subir o Morro da Coroa, o que fará da sua trilha muito mais pesada, mas compensando com o visual mais alto da Ilha. Se você não estiver com um bom preparo físico pode ficar cansado no meio ou dolorido no dia seguinte. É uma praia que só se chega por essa trilha ou de barco. Informe-se com os pescadores no Pântano do sul sobre os barquinhos. 

 

 

 

 

 

 

3 – Trilha Costa da Lagoa 
Nível: internediaria – suave – sem grandes subidas 
Tempo: 30 a 40 minutos de caminhada 

Nesta trilha, você precisa ir até o último ponto pelo canto dos Araçás na Lagoa da Conceição. E começa a trilha que é pela beira da Lagoa até chegar a Costa da Lagoa, uma comunidade que só se chega por essa trilha ou de barco também que sai a cada meia hora da ponte da Lagoa da Conceição. Você pode ir pela trilha, saborear um belo peixe, ostras e frutos do mar na beira da lagoa e depois voltar de barco inclusive. Essa trilha e passeio é ótimo para fazer com crianças, principalmente pela volta de barco que elas adoram.

 

4 – Morro do Lampião do Campeche 
Nível: intermediário – rápido – subida curta e íngreme 
Tempo: 25 a 40 min depende da resistência física 

Essa trilha favorece o sol ou lua nascendo, é uma trilha rápida, aberta, interessante um bom tênis porque é de cascalho e pedras soltas. Você vai pela rua pau de Canela até encontrar a Servidão Brazilianos, estaciona e sobe até sair na trilha principal, subindo tem a Pedra do Urubu que vê toda a parte leste da Ilha e seguindo pelo lado esquerdo da trilha vai para a pedra que vê a parte oeste da ilha, ponte Hercílio Luz e aeroporto. Uma trilha rápida e fácil com paisagens incríveis. 

 

5 – Trilha da Boa Vista na Galheta 
Nível : Intermediário – aberta –  
Tempo: 50 min a 1 hora 

Você pode começar pela Barra da Lagoa ou pela Fortaleza da Barra e é so seguir ate chegar a beira da Praia da Galheta, uma praia que o nudismo é permitido que pode se chegar também pela Praia Mole. Você vê paisagens incríveis, uma fauna e flora incríveis e muito preservadas. 

Porém não é muito atrativa nem segura para crianças. 

 

Neste artigo, nós selecionamos apenas 5 trilhas, para níveis diferentes de aventureiros, mas sabemos de muitas outras, comente abaixo algo que você queira saber sobre Floripa. 

Veja o artigo da Maria Luiza Rocco sobre a sua experiência de vida em Floripa, clique aqui.