Muitas pessoas estão se perguntando porque o mercado imobiliário em geral está aquecido, em meio a toda crise causada pelo COVID.

Para entender todo o cenário, temos que dividir entre:

  • As mudanças econômicas pós pandemia;
  • As mudanças sociais (talvez a maior do século) que estamos vivendo.

Na economia:

  • Taxas de juros mais baixas (as menores dos últimos 20 anos);
  • Uma infinidade de linhas de crédito imobiliário;
  • Movimento pró diversificação de risco;
  • E procura por ativos com valor menos sensível à volatilidade.

Então os níveis baixos nos juros tornam o custo de empréstimo mais barato e o financiamento imobiliário mais atrativo. É a chamada da Era dos Juros Baixos.⠀

Quanto menor ela for, menor será a rentabilidade dos investimentos de renda fixa (os mais conservadores). A orientação é mesclar a carteira com investimentos em renda variável + renda fixa – a longo prazo.⠀

Com isso, o risco é maior.⠀

Os imóveis na região Leste de Florianópolis valorizaram, em média 20% nos últimos dois anos. Número real de avaliação da nossa carteira.⠀

O valor do metro quadrado para locação em Florianópolis, é um dos mais altos do país, chegando a R$ 70,00 em imóveis próximos ao mar.⠀

Na vida social:⠀

A quarentena nos mostrou que se autoconhecer e estar bem mentalmente, nos permite enfrentar melhor os desafios. 
Nunca se falou tanto sobre Meditar, praticar yoga e estudar sobre alimentos mais orgânicos. 
O autocuidado integral corpo-mente-alma é um caminho sem volta depois de um ano em que saúde foi pauta oficial.
Médicos fizeram lives, professores aprenderam a usar as salas online, cursos gratuitos foram exaustivamente oferecidos e percebemos que se formou uma auto-suficiência coletiva.
Se olhamos para dentro de nossas casas, do nosso modo de viver, de consumir, de se relacionar com a nossa família.
Tudo começou a ser questionado:
  • Estou dando a devida atenção à minha qualidade de vida e da minha família?
  • Estou vivendo de acordo com os meus ideais e objetivos de vida?
  • Minha escala de valores condiz com o futuro com o qual sempre sonhei?
  • Já que posso sim trabalhar online, posso morar onde eu sempre sonhei?

A mudança já pode ser sentida no novo êxodo urbano:

O conceito de cidade, ao longo dos tempos, se tornou um fiel da balança da evolução humana. Sempre que ocorre alguma transformação, é nos aglomerados urbanos que ela mais costuma se manifestar.

Esse fenômeno já se insinuava com a revolução tecnológica e ganhou força durante a pandemia.

Mas a movimentação para a área rural é baixa, as pessoas estão saindo dos grandes centro e procurando centros urbanos menores.

E um centro urbano menor com praia seria perfeito certo? Sim.

Entretanto, Floripa entrou no radar de pessoas de todo o Brasil e do mundo. São Paulo, Rio Grande do Sul,Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, são os principais Estados de onde vem estes novos moradores.

E de fora do país, um movimento de pessoas que são brasileiros e que querem investir aqui é impressionante. Além disso, europeus, americanos, canadenses, alugam por um período mais longo.

Quem estava de malas prontas para ir morar em outros países, desfez as malas e apontou para Floripa. Mas como iremos deixar nossos pais aqui depois de uma pandemia desta? Não. Eles são as pessoas mais importantes para nós.

Distâncias de Floripa Em 50 minutos estamos em SP, 1h30 do Rio de Janeiro e morar em um dos 300 principais destinos do mundo escolhido pelos turistas. 

Se o mercado de construção civil da cidade está super aquecido, com novos empreendimentos e com imóveis em geral sendo vendidos com uma valorização de 15% desde o início da pandemia (7 meses), enquanto a aposta de investidores era que os valores iriam reduzir 30%.

Então, a procura por casas e terrenos, principalmente em condomínio, superou a procura por apartamentos. As propostas com apartamentos Garden estão sendo mais valorizadas.

Floripa e riquezas naturaisSe olharmos para as mudanças de necessidades de consumo, podemos fazer uma conta rápida:

  • Quem mora nos grandes centros, sabe o quanto custa a vida de uma família. Quando começamos a comparar com Florianópolis, mesmo sendo considerada uma das capitais com custo alto de vida, o valor das escolas podem chegar a no máximo R$ 2.500,00 e neste leque estão desde as mais tradicionais até as mais construtivistas. Comparando com SP, é aproximadamente 60% mais barato.
  • A cidade é segura. As crianças podem andar de bicicleta nos bairros do Leste da Ilha por exemplo, com total liberdade.
  • Apesar de não ser um grande centro, ela oferece excelentes opções de restaurantes, supermercados, shoppings e outros serviços.
  • A rede de saúde é completa e com uma rede de hospitais excelentes próximos. 
Quer conhecer outras maravilhas de Floripa? Leia esse artigo sobre viver em Floripa.