O mercado imobiliário de Florianópolis, assim como em muitas cidades brasileiras, é influenciado por diversos fatores econômicos, sociais e políticos, inclusive a nível mundial, pois a quantidade de estrangeiros que buscam Florianópolis para viver só aumenta.

Valorização dos imóveis, independente de onde esteja localizada esta basicamente fundamentada na oferta e procura, e por se tratar de uma ilha, com o tempo a tendência é diminuir a oferta, como acontece hoje com terrenos para grandes incorporadoras, existe um deficit desse tipo de produto e o que existe disponível com viabilidade para tanto estão por valores altos que muitas vezes inviabilizam o negócio.

Por ter essa particularidade, ser uma ilha com recursos limitados para construção, uma coisa é certa já há muitos anos, a probabilidade de valorizar qualquer imóvel por aqui é grande. E você deve se perguntar: mas em qual velocidade e em qual escala? Bom, isso já fica difícil de precisar, pois tudo muda o tempo todo, antes da Pandemia COVID era uma projeção, hoje vivemos um outro cenário.

Vivemos em 2020 uma crise de saúde de nível global, trazendo outros valores para o Ser Humano, que passou a se cuidar mais e não deixar para amanhã viver da forma que sonhava, a urgência de viver bem aqui e agora se tornou o valor mais importante para muita gente que escolheu se mudar para Floripa, e veio muita gente para cá nesses últimos anos. Estima-se que a capital Catarinense teve um crescimento de quase 30% da população nos últimos anos.

https://g1.globo.com/google/amp/sc/santa-catarina/noticia/2023/06/28/censo-do-ibge-florianopolis-ganha-115-mil-novos-habitantes-em-12-anos.ghtml

Os imóveis valorizaram muito na Pandemia, mas especificamente na região sul de Florianópolis o “boom imobiliário” foi indiscutivelmente maior, por ser a ultima região a se desenvolver na ilha, ainda existiam imóveis com valores abaixo da media da Ilha, mas com o novo aeroporto e novo acesso ao centro o sul da ilha passou a ser muito melhor que o norte no quesito mobilidade urbana, principalmente na alta temporada que transitar pela ilha fica quase impossível. O sul da ilha se destaca.

 

Florianópolis é uma cidade conhecida por sua beleza natural, qualidade de vida e segurança, eleita uma das melhores capitais do Brasil para se viver, além disso, por ser também uma cidade turística, conta com excelentes restaurantes e lugares para se divertir. Esses fatores contribuem para a valorização dos imóveis na região e a flexibilidade de uso para os imóveis, pode ser para morar, alugar anual, alugar temporada enquanto você aguarda valorizar mais.

Lançamentos e construções: Até 2021, havia uma tendência de aumento nos lançamentos imobiliários na cidade, com muitos empreendimentos sendo construídos em diferentes áreas. No entanto, é importante observar que o ritmo de lançamentos e construções pode variar ao longo do tempo devido a mudanças na economia e na demanda, bem como na escassez de terrenos como falei no início. Comprar na planta ainda é uma das melhores formas para investir em imóveis, não descartando a possibilidade de aparecerem boas oportunidades de produtos prontos.

Segue os principais pontos da valorização dos imóveis:

  • Demanda: A demanda por imóveis em Florianópolis é impulsionada por diferentes fatores, incluindo a procura de residentes locais, investidores e pessoas em busca de imóveis para temporada. A cidade é bastante procurada por turistas, estrangeiros e pessoas em busca de mais qualidade de vida, o que também influencia o mercado imobiliário.
  • Perfil dos compradores: Florianópolis atrai diferentes perfis de compradores, desde pessoas em busca de uma segunda residência até investidores em busca de oportunidades de aluguel ou valorização patrimonial. Além disso, a cidade tem uma população estudantil significativa devido às universidades e faculdades, o que também gera demanda por imóveis. O perfil dos compradores do sul da Ilha, pode diferenciar do perfil de compradores do norte da ilha. Quem busca o sul da ilha quer mais contato com a natureza, gosta de esportes ao ar livre, gosta de barzinhos e não de grandes agitos noturnos, um pouco diferente do perfil de quem procura o norte da ilha, com praias de aguas mais calmas e uma cena noturna poderosa.
  • Variedade de imóveis: O mercado imobiliário de Florianópolis oferece uma ampla variedade de opções, desde apartamentos de alto padrão até casas, terrenos e imóveis comerciais. Os apartamentos são bastante comuns, especialmente em áreas mais urbanizadas, enquanto as casas são mais comuns em bairros residenciais e condomínios fechados.
  • Investimentos estrangeiros: Florianópolis tem sido alvo de investimentos estrangeiros no setor imobiliário. Além de brasileiros de outras regiões do país, compradores estrangeiros, especialmente de países como Argentina, Estados Unidos e agora mais recentemente, da Rússia, demonstram interesse em adquirir propriedades na cidade.

Desafios e perspectivas futuras: Assim como em outros lugares, o mercado imobiliário de Florianópolis também enfrenta desafios, como flutuações econômicas, restrições de financiamento e questões relacionadas à infraestrutura e planejamento urbano.

Se você quer saber mais sobre a valorização dos imóveis em Floripa, entre em contato comigo.
(48) 996338389